Já que falamos sobre o papel do revisor em outro post, acho interessante fazermos um apanhado rápido dos tipos de revisão de texto.
Existe uma proposta de classificação feita pela pesquisadora Maria Teresa Serafini com relação aos tipos de correções possíveis de serem aplicadas em um texto. Ainda que tenha sido pensada inicialmente para o contexto escolar, é possível extrapolarmos e a usarmos também para pensar nas correções em outras esferas.
Quer saber ou relembrar quais são os tipos de revisão? É sobre isso que falo na sequência.
Quais são os tipos de correções textuais?
A correção textual é subdividida nas categorias que mostro a seguir. Além das três primeiras, cunhadas por Serafini, uma quarta foi adicionada pela pesquisadora Eliana Donaio Ruiz:
indicativa — o revisor se limita a apontar as inadequações, por um risco, círculo, ponto de interrogação, sublinhado, entre outras formas de sinalização;
resolutiva — o revisor, além de sinalizar, soluciona a inadequação, reescrevendo-a;
classificatória — o revisor faz apontamentos usando como recursos sinais preestabelecidos entre revisor e autor. Por exemplo, um traço em uma palavra pode indicar problemas de acentuação;
textual-interativa — o revisor faz uso dos chamados pós-textos, pequenos bilhetes que trazem comentários mais longos sobre o conteúdo.
Proponho a seguinte reflexão: quando pensamos nessas modalidades, será que o uso delas difere muito quando a revisão ocorrer no âmbito profissional ou no âmbito escolar? A revisão, na primeira situação, tem foco na ideia de resolver o problema do autor ou do cliente. Na segunda situação, visa a provocar reflexões e a propor formas de aprimorar a escrita de quem produziu o texto.
Como vimos, há diferenças nas esferas de revisão na escola e revisão no mercado de trabalho. Porém, como interface entre o papel do revisor e o do professor (e até de alunos que atuam como revisores de textos de colegas), encontra-se o cerne da característica da revisão: prática linguístico-discursiva, dialógica, não algo unilateral visando à assepsia do texto.
E que tenhamos sempre isso em mente. Se curtiu este breve post sobre os tipos de revisão de texto, que tal compartilhá-lo com colegas que possam se interessar sobre o tema? Vamos abrir esse diálogo. Até mais!
Parte deste post foi extraída de um artigo de minha autoria publicado no periódico Revista do Instituto de Ciências Humanas da PUC Minas. Acesse: http://periodicos.pucminas.br/index.php/revistaich/article/view/16253
Comentarios